Image Map

Turbinando o Sistema Imunológico - Revista Natue

| |
Olá Pessoal, Hoje eu vou Dar inicio a uma Serie de matérias nas quais serão retiradas da revista Natue da edição que teve a minha matéria, selecionei as que pra mim foram as matérias mais importantes e instrutivas… o Assunto hoje vai ser sobre o sistema imunológico, essa mudança continua de temperatura e clima acaba sendo nos prejudicando, portanto selecionei essa pra ser a primeira matéria dessa serie. vamos la turbinar o nosso sistema imunológico.

Turbinando o sistema Imunológico

Com a chegada do Inverno, muita gente começa a se preocupar com gripes e resfriados que são mais comuns nessa época do ano, principalmente porque há uma maior tendência de aglomeração de pessoas em espaços fechados, aumentando o risco de transmissão de vírus e bactérias. Evitar ambientes com pouca circulação de ar e lavar as mãos com freqüência sao boas dicas,no entanto, não podemos nos descuidar do nosso sistema imunológico, pois é ele   o grande responsável por manter nossa saúde em dia!



Mas o frio interfere no nosso sistema imunológico?

Além de favorecer uma maior exposição ao micro-organismo, já que comumente ficamos em ambientes fechados, o frio pode interferir no nosso sistema imunológico principalmente por agir no sistema respiratório. este sistema é coberto por uma mucosa cheia de cílios cuja função é dificultar a entrada de vírus e bactérias no nosso corpo. Quando o clima esfria, a mobilidade desses cílios diminui, facilitando a fixação desses micro-organismos que, dependendo de onde se instalam, podem causar tipos diferentes de infecções. Entretanto, ao contrário do que as pessoas pensam, a oscilação térmica do nosso corpo proveniente, principalmente, da exposição a baixas temperaturas e de não nos agasalharmos corretamente não afeta diretamente o nosso sistema imune. O que pode acontecer é que os vírus e bactérias estejam mais “ativos"no inverno aumentando as chances de atingir indivíduos imunologicamente enfraquecidos. Assim, quando o sistema imunológico está fortalecido, “ele responde mais rápido a corpos estranhos, como bactérias e vírus, evitando que fiquemos doentes com facilidade” explica o nutricionista Waldemar Rinaldi.

E como Fortalecer Nossa Imunidade?



Segundo o médico Fábio Katayama, ter boas noites de sono, evitar a ingestão de bebidas alcóolicas, não praticar exercícios de forma exagerada e procurar atividades relaxantes que ajudem a diminuir o estresse são ótimas dicas para nossa imunidade estar sempre em dia. Além disso, uma alimentação rica em determinados nutrientes também pode ajudar e muito. Confira abaixo:

ZINCO: Onde encontrar?

Carnes, Frutos do mar, semente de abóbora e oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, pistache, amendoim.)

VITAMINA C: Onde encontrar?

Frutas (Laranja, Limão, acerola, tangerina, kiwi, morango, etc.); pimentão e brócolis.

GLUTAMINA: Onde encontrar?

Carnes e Suplementos em pó.

ARGININA: Onde encontrar?

Soja e oleaginosas.

Outra maneira de turbinarmos nosso sistema imunológico é com ajuda dos probióticos. A nutricionista Rúbia Maciel explica que essas bactérias “do bem” que colonizam nossa flora intestinal são muito importantes para nossa imunidade porque “estimulam a produção de anticorpos e células de defesa do nosso corpo e potencializam a absorção de nutrientes pelo nosso intestino””. Assim, todos esses nutrientes citados anteriormente serão absorvidos de uma forma mais eficiente se os probióticos estiverem presentes na nossa flora intestinal, e em boas quantidades. outra dica para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico é apostar em produtos apícolas. por exemplo:

MEL:

Além de adoçar, possui propriedades naturais que ajudam no combate de vírus e bactérias.

GELEIA REAL:

Muito rica em nutrientes e ajuda a ativar o sistema imunológico, além de dar mais disposição e combater a falta de apetite.

PRÓPOLIS:

É um potente antibiótico natural e pode ajudar a combater inflamações (como as da garganta), infecção e tosse! 




Fonte: Revista Natue Edição Julho/Agosto 2014





Bom, então é isso pessoal, vamos fortalecer o nosso sistema imunológico pois ficar gripado e caído não da não é verdade? Não esqueçam de compartilhar o blog com amigos e familiares e de curtir a nossa página no facebook CLICANDO AQUI. Ate a próxima.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados